Siga-me no TWITTER: Prof.Marcelo_Lira @MarceloLira_ITZ

Header Ads

Marco Aurélio lamenta que a UFMA tenha retirado a BONIFICAÇÃO de 20% na nota do ENEM para estudantes maranhenses pela qual ele tanto lutou.

 


Acabei de ver um TWITTER do Deputado Professor Março Aurélio em que ele lamenta a decisão da UFMA em cancelar a bonificação de 20% na pontuação do ENEM para candidatos que tenham cursado os 4 últimos anos da educação básica no Maranhão.

Eu acompanhei com relativa proximidade o processo que resultou nessa grande conquista e vi de perto a felicidade de muitos estudantes maranhenses por não precisar sair do estado para fazer o curso universitário dos seus sonhos porque um candidato de outro estado ocupou a vaga que poderia e deveria ser sua, ou pior que isso, vi casos de estudantes maranhenses que não entravam no curso superior dos seus sonhos porque não tinham condições financeiras para estudar em outros estados.

Os problemas não eram só esses, muitos desses estudantes que vinham de outros estados e ocupavam vagas no Maranhão retornavam para seus estados de origem durante ou depois do final do curso, indo desenvolver suas cidades e seus estados e pouco ou nada contribuindo com o nosso Maranhão.

A bonificação resolvia tudo isso e Marco Aurélio foi imprescindível para essa conquista, mesmo como Deputado Estadual articulou com a Universidade Federal, a reitoria e toda a comunidade universitária, e assim como ele eu lamento muito que a UFMA esteja destruindo os sonhos e projetos de milhares de jovens maranhenses e prejudicando o desenvolvimento do estado.