Acontecerá nesta quarta-feira, no dia 11 de agosto às 8:30h da manhã na Câmara Municipal. Juntos iremos debater os cem anos de Paulo Freire.
A ASSESSORIA.
NOTA DO BLOG DO PROF. MARCELO LIRA: Paulo Freire é o cientista brasileiro mais respeitado no mundo.
Segundo o Google Scholar – ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica – por Elliot Green, professor associado da London School of Economics. Segundo ela, Freire é citado 72.359 vezes, atrás somente do filósofo americano Thomas Kuhn (81.311) e do sociólogo, também americano, Everett Rogers (72.780).
É estudado em universidades americanas, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador, 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo.
Lembro quando era estudante em Fortaleza-CE na década de 90, na Universidade Federal, conheci estudantes canadenses de PEDAGOGIA que estavam no Brasil para estudar o método Paulo Freire de alfabetização. Isso me causou um susto, pois na minha limitada visão achava que não existiam analfabetos em um país desenvolvido como o Canadá, mas para mimha surpresa, os alunos do intercâmbio falaram que sim, pois há muitas areas remotas de dificil acesso em que muitas pessoas moram.