Não entendo a polêmica em torno da demarcação da nova área de estacionamento da Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, que agora se encontra exclusivamente do seu lado esquerdo...
Eu como cidadão, pedestre, motorista acho a mudança muito boa, a referida via já não comportava mais o alto fluxo de veículos em suas duas faixas centrais, a determinação de proibição do estacionamento do lado direito liberou essa faixa para o trânsito e inevitavelmente melhora o fluxo do tráfego.
As cidades crescem, a população aumenta, a frota segue o mesmo crescimento, e Imperatriz, segunda maior cidade do estado não foge a essa regra, seria muito bom se todos pudessem estacionar seus veículos próximos aos seus destinos, mas isso não acontece mais em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Em toda cidade de médio ou grande porte que busca a otimização do seu tráfego visando o bem estar de seus cidadãos, tem regras rígidas para estacionamento, não há como fugir dessa tendência.
Os comerciantes não sairão prejudicados, o consumidor se adaptará, o "calçãdão" é o "coração" do centro comercial da cidade, com alto fluxo de clientes, e nenhum carro estaciona em frente às lojas.
Estacionar o carro um pouco mais longe do seu destino ou ter que pagar estacionamento privado faz parte da rotina dos cidadãos diversas cidades de médio e grande porte dentro e fora do Brasil.
Inclusive há cidades que para melhorar o trânsito nos seus centros comerciais, cobram pedágios para que os carros adentrem às áreas mais próximas.
O equívoco desse processo é que para otimizar esse processo e diminuir o fluxo de veículos no centro comercial e melhorar o trânsito, é preciso ter transporte público de qualidade, coisa que Imperatriz não tem.
E o paradoxo de toda essa celeuma inútil é que o os mesmos críticos da mudança da zona de estacionamento da Av. Dorgival, são os mesmos defensores da VBL, empresa de ônibus coletivo que volta e meia se envolve em polêmicas com os usuários e os órgãos de fiscalização.
A lógica seria que os defensores da empresa de ônibus apoiassem medidas que incentivassem o uso do transporte coletivo.
Todavia, da mesma forma que elogio as recentes medidas tomadas pela Secretaria de Trânsito, critico-as por considerá-las incompletas, pois há regiões zonas dentro do perímetro urbano da cidade em que o trânsito é caótico, totalmente desorganizado sem fiscalização, como no caso do mercadinho, onde cada um faz o que quer, há privatização de áreas públicas de estacionamento e não há horário determinado para embarque e desembarque de carga.
Há muito ainda para ser melhorado, mas tudo tem que partir de um começo...