Hoje saiu a tão aguardada pesquisa encomendada pela Mirante da Família Sarney para o Governo do Estado do Maranhão.
Nem a Mirante teve a audácia de mentir sobre a vitória de Flávio Dino no primeiro turno, mas como era de se esperar, a ética jornalística passou longe e o foco foi numa "suposta" diminuição da diferença entre o atual governador do Maranhão e Roseana Sarney, representante da Oligarquia que colocou o Maranhão no patamar dos indicadores sociais dos países mais pobres do mundo.
Se o jornalismo da Mirante fosse sério, ou ético, ou honesto, mostraria esse gráfico:
Esse gráfico, que eu preparei, pois de acordo com os aspectos que citei, que faltam no jornalismo da referida empresa, mostram exatamente, segundo pesquisa encomendada por ela, a contagem dos VOTOS VÁLIDOS, que são os que são contados para eleger um candidato em uma eleição.
Para os que não entendem ou tentam induzir ao erro como a emissora Sarneysta, vou explicar.
Esse foi o gráfico que a emissora Sarneysta mostrou com Flávio Dino na liderança (obviamente), mas com 43%, acontece que apresenta 8% de votos Brancos ou Nulos e 7% de indecisos, que totalizam 15% de votos não válidos, que não são contabilizados numa eleição.
Ou seja, segundo a pesquisa da própria Mirante, só 85% dos votos tem valor eleitoral, cuja a metade é exatamente 42,5%, tendo Flávio Dino 43%, segundo eles mesmos mostraram, tem mais da metade, que é superior à soma dos votos de todos os candidatos juntos, o que segundo a Lei Eleitoral, garante a vitória em primeiro turno.
Ou seja, se a própria Mirante Sarneysta mostra uma pesquisa com um resultado como esse, então a situação real deve estar muito melhor para Flávio Dino, e muito pior pra Roseana...