Siga-me no TWITTER: Prof.Marcelo_Lira @MarceloLira_ITZ

Header Ads

A eleição de 2022 está cheia de dúvidas, por um lado, mas por outro lado parece que há pontos em que as dúvidas não são tão grandes assim.


Creio que a dúvida mais corriqueira é qual vai ser o candidato apoiado por Flávio Dino ao governo, em meio a dois nomes fortíssimos como Wevrton Rocha-PDT e Carlos Brandão-PSDB. 

O Senador Weverton Rocha é mais popular, passou pelo crivo da eleição ao senado, é um grande articulador e parecia meio parado até a semana passada quando deu uma aquecida na sua pré-campanha na região tocantina, focando bastante em Imperatriz, parece que vai querer criar um grupo de apoio amplo e diversificado, querendo ter na sua base Flavio Dino-PSB, Lula- PT e Ciro-PDT, como ele mesmo afirmou no evento em que reuniu a imprensa, mas também já parece ter como certo o apoio do Prefeito de Imperatriz Assis Ramos-DEM, declarado opositor do governador.

Já o Vice-Governador Carlos Brandão é menos popular, mas internamente é muito elogiado pela base do governo Flávio Dino, e não nos esqueçamos que vai assumir o governo do estado no segundo trimestre de 2022, e será o chefe do executivo estadual por aproximadamente 9 meses, é um período longo que dá a possibilidade de se fazer muita coisa.

Eu sinceramente só não gostaria que ambos decidissem concorrer fazendo com que a a base do governo tenha 2 candidatos, como acontceu em Imperatriz.

Muito se fala em Roseana Sarney, sem dúvida sempre um nome forte, tipo Ildon Marques, não tem votos suficientes para ser eleito(a), mas tem votos suficientes para atrapalhar muita gente. Um sarneysta bem próximo da Oligarquia me disse que a "Guerreira" não paree estar muito disposta a enfrentar uma eleição ao governo do estado, diante de taço poucas possiblidades de sucesso, e que isso só aconteceria se "o cavalo passasse selado na sua frente", e que nem a difícil eleição para o senado lhe atrai, e que se entrar na disputa será para a Câmara Federal, onde eu acredito que ela deve ser eleita com pouco esforço e conquistar um mandato para passar 4 anos em Brasília-DF.

Por fora correm nomes como Edivaldo Holanda, que caso concorra ao governo deve buscar o voto dos evangélicos, que a história recente da política vem mostrando ser um público fiel e decisivo, mas que na minha opinião ganharia mais se candidatando à Assembléia do Maranhão.

Em 2022 cada estado só elegerá um senador, assim como em 2014, e por falar nisso, naquele ano o eleito foi Roberto Rocha, não por ele, mas por Flávio Dino que o carregou nas costas até o Senado, se dedicando totalmente para elegê-lo, e como forma de gratidão Roberto Rocha o traiu.

Para o Senado não vejo outro nome além de Flávio Dino, nem ouvi falar de outros nomes, e se Roberto Rocha for inteligente e quiser continuar com mandato, é melhor se candidatar a Deputado Federal por que a vaga para o senado no Maranhão parece já ter dono.

Imperatriz tem a oportunidade de eleger um deputado federal alinhado com as demandas da cidade, Clayton Noleto-PCdoB surge como nome forte e experiente, conheceu todo o estado como Secretário Estadual de Infraestrutura e tem muito oferecer como deputado federal.

Não dá mais para Imperatriz ter um deputado federal como Josivaldo JP que mesmo com tão pouco tempo como deputado, já mostrou a quem serve, e não é à população mais pobre, já votou pelo congelamento dos salários dos professores e pelo voto impresso. E nao nos esqueamos que nomes como os incansáveis Ildon Marques e Sebastião Madeira nunca são carta fora do baralho em eleição para deputado federal ou prefeito.

Para a Assembléia do Maranhão a cidade de Imperatriz terá a possibilidade de reeleger Marco Aurélio-PCdoB e Rildo Amaral-SDD, que vêm fazendo um grande trabalho, mas também surgiram nomes novos e outros não tão novos assim, pelo PT devem vir como candidadtos Jonas Alves e Aurélio Gomes. Mas também devem sugir nomes que de forma atrasada vão tentar pegar carona no decadente bolsonarismo.

Mas tudo isso é só meu ponto de vista, se você chegou até aqui, concordando ou não, obrigado por sua atenção, certeza não existe, é apenas meu ponto de vista.