A situação da saúde pública de Imperatriz-MA é um problema que vem se arrastando há décadas...
Provavelmente é a grande dor de cabeça de todos os prefeitos e de todos que pretendem um dia ser chefe do executivo municipal, um tema muito pertinente em um ano de eleições para prefeito.
Imperatriz é centro de referência para tratamento de saúde para cidades em um raio de aproximadamente 400km.
Para os hospitais públicos e privados da cidade, vem paciente não só de Imperatriz, mas quase todas as cidades do sul do estado, e de estados vizinhos, como Pará e Tocantins.
Em época de pandemia, se o COVID-19 avançar pela região, os infectados muito provavelmente virão seguir o fluxo histórico e vir buscar tratamento em Imperatriz, cabe ao prefeito zelar pelo bom funcionamento da saúde da cidade, e ninguém está dizendo que isso é tarefa fácil, mas ele já deveria saber que administrar uma cidade com mais de 200 mil habitantes que é centro comercial e de serviços de saúde e educação de uma macro-região que pode ter uma população de 2 a 3 vezes maior que a própria cidade, não é como administrar uma delegacia.
No vídeo o notório pesquisador Átila Iamarino, Biólogo com Doutorado em Virologia, que se tornou conhecido por falar sobre ciência em seu canal no YouTube, recentemente falou sobre os riscos do pandemia no COVID-19 no Maranhão, que vem apresentando uma taxa de crescimento maior que São Paulo.
Há a real possibilidade do sistema de saúde de Imperatriz entrar em colapso como já aconteceu em Manaus-AM.