Em todos os níveis, no nível fundamental as escolas de taipa que foram símbolo do déficit educacional do estado por mais de 40 anos, estão desaparecendo através do programa Escola Digna do Governo do estado.
No nível médio a ampliação da rede e chegada de escolas em locais, que até pouco tempo não tinham, também através de ações do governo do estadual.
Mas meu foco hoje é a educação superior maranhense, em 2017 o estado avançou e obteve conquistas gigantescas. A criação da UEMASUL é um grande passo para o desenvolvimento da região sudoeste do estado, com reitoria em Imperatriz-MA, a Universidade da Região Tocantins do Maranhão descentraliza as ações da antiga UEMA que sempre colocava o desenvolvimento e a melhoria dos Campi do interior do estado em segundo, terceiro, quarto ou quinto plano...
Outra grande conquista é a Bonificação de 20% na pontuação do ENEM para os estudantes que quiserem ingressar na UFMA e que tiverem cursado o último ano do ensino fundamental e os três últimos anos do ensino médio em escolas maranhenses.
Em termos de valores investidos, a UEMASUL é indiscutivelmente a maior conquista, através da descentralização dos recursos e a autonomia administrativa, milhares de jovens estudantes são e serão beneficiados pelos projetos regionalizados da mais nova universidade pública do estado.
A bonificação de 20% na pontuação do ENEM, não precisou de recursos financeiros, apenas vontade política pra fazer, sensibilidade pra perceber a realidade do estado e compreender as demandas da sociedade maranhense, possibilitando que os jovens do estado tenham a oportunidade de ingressar na UFMA e através dos seus laços com o estado neles permaneçam e gerem melhorias, riquezas e empregos no Maranhão.
Em todas essas conquistas há um nome em comum, e principalmente na bonificação pra ingresso na UFMA esse nome se destaca por ter capitaneado essa proposta desde o começo, o Dep. Estadual Marco Aurélio do PCdoB.
![]() |
Momento da assinatura da Resolução. |
A educação é a única forma de melhoria social real e sustentável.